O Kama Sutra
O conselho dos antigos
Por Adriana Aizcorbe
O Kama Sutra, Kamasutra ou Kama-sutra é um antigo livro indiano escrito provavelmente no século IV, sobre o comportamento sexual.
É considerado o trabalho mais completo sobre o amor e o sexo na escrita sânscrita.
O texto foi escrito por um hindu de nome Vatsyayana, e trata-se de um resumo de vários trabalhos pertencentes à tradição conhecida genericamente como Kama Shatra.
Ao contrario do que normalmente se pensa, este livro não é um manual de sexo e muito menos um trabalho sagrado ou religioso.
Na realidade trata-se de uma ode aos sentidos e à vida virtuosa.
O Kama engloba a literatura mais ampla do desejo, enquanto que o Sutra se refere a uma série genérica de aforismos, tipo um termo padrão para um texto técnico, como também foi utilizado pelo hindú Patanjali no seu Yoga Sutra.
Os estudos realizados indicam que Vatsyayana foi um estudante celibatário que viveu em Pataliputra, um importante centro de pesquisa e aprendizagem.
Calcula-se que nasceu por volta do início do século IV e, se isso for correcto, viveu durante o apogeu da Dinastia Gupta, período conhecido por grandes contribuições à literatura sânscrita e à cultura védica.
O que realmente importa …
Existem hoje muitas traduções em português do original e também muitos livros inspirados no Kamasutra.
Nós na Femividencia aconselhamos O Novo Kamasutra Ilustrado (1999) da editora Publicações Dom Quixote, escrito pela jormalista e sexóloga argentina Alícia Galloti e traduzido por Maria Adelaide Lopes e M. F. Campos.
No Kamasutra original são descritas em detalhes sessenta e quatro posições sexuais e diversas formas sobre como criar climas que oscilam entre o erotismo e a sexualidade.
As posições baseiam-se na ideia de um sexo magnânimo, que transcende a barreira física e eleva o amor aos limites do prazer.
Os hindus acreditavam que as pessoas que assumissem e praticassem os três pilares da filosofia tântrica (o Kama, o Dharma e o Artha) sem se tornar escravos da paixão carnal, passariam a a ter sucesso em todos os seus negócios.
A nossa cultura ocidental dá um valor muito relativo à filosofia, portanto, o Kama Sutra e as suas posições e conselhos apenas são considerados hoje como referências lúdicas, destinadas a apimentar as nossas relações sexuais.
O que, convenhamos, não está incorrecto.
As primeiras traduções, de finais do século XIX, estavam dirigidas aos homens.
Nos dias de hoje o manual passou a ser amplamente lido (e utilizado) por mulheres que desejam mais ousadia e variedade na sua própria vida sexual.
As posições
A famosa revista francesa Cosmopolitan fez uma pesquisa com mais de duas mil e quinhentas mulheres que escolheram as suas dez posições sexuais do Kama Sutra favoritas.
Numa tradução livre e criativa, a Femividencia traz-te aqui o seu resultado para te servir de inspiração:
1 – O Tigre Branco
A mulher fica de gatas no chão e o homem ajoelhado penetra-a por trás. Nesta posição, o homem precisa agarrar a parceira pela cintura com firmeza. O sentimento de ser dominada…
2 – O Tigre e o Dragão
A mulher mantém a posição de gatas, mas na cama e com os joelhos na borda do colchão. De pé, por trás, o “tigre” a penetra. É na verdade uma pequena variação da primeira, mas com a mulher mantendo as pernas um pouco mais fechadas para estreitar o canal vaginal.
3 – A Lua Ascendente
Nesta posição a mulher fica deitada de costas, levanta e coloca uma perna a cada lado pescoço do parceiro. O homem coloca as suas mãos nos quadris dela e, olhando-a cara a cara, faz a penetração.
4 – O Cadeado
Sentada na borda de uma mesa firme e o homem em pé, a mulher abraça-o com as pernas à altura dos quadris do homem.
5 – O Barco Bêbedo
Com o homem sentado num sofá ou numa cadeira, a parceira senta-se de frente, sobre ele, apoiando os pés aos lados no mesmo assento.
6 – A Abertura Ampla
É uma variação da posição clássica do missionário, onde a mulher fica deitada por baixo e o homem fica por cima. A diferença é que é a mulher a mexer-se levantando a pélvis. O homem fica quieto.
7 – O Efeito Bomba Lenta
É uma posição muito parecida com a quinta, mas neste caso os pés da mulher ficam apoiados no chão e não na cadeira.
8 – A Posição de Lótus
Posição clássica onde o homem fica sentado no chão com as pernas cruzadas e a mulher senta-se em cima, envolvendo a cintura do homem com as suas pernas.
9 – A União Suspensa
O homem ergue e mantém a parceira pelas coxas enquanto a penetra e se movimenta. Ela pode ajudar ao apoiar-se e entrelaçar as duas pernas na cintura dele.
10 – Isto é Bom
A mulher inclinada sobre uma mesa, apoiada nos cotovelos. Ele em pé na frente dela recebe as duas pernas em volta do seu pescoço e penetra-a.
Aqui na Femividencia damos muito valor à integridade e à discrição, por esse motivo não vais ver ilustrações explícitas nem muito sugestivas em nenhuma das nossas páginas ou sites.
Mas como consideramos que este clássico e ancestral livro oferece uma descrição tão delicada do sexo, achamos que merece que façamos uma excepção.
Fizemos uma votação rápida entre nós mesmas na Femividencia e escolhemos quais são as nossas dez posições preferidas. Abaixo poderás saber quais foram, ilustradas por uns primorosos desenhos gráficos essas posições, mas terás de registrar-te para poder aceder gratuita e exclusivamente a eles.
[restrict]
Estas são as dez posições escolhidas pela Femividencia…
Posição número um da nossa pesquisa. Ambos sentados, na cama ou no chão, um frente ao outro.
Segundo lugar na Femividencia. O homem deitado com as costas no chão e a mulher sentada em cima.
Esta é a posição que ficou em terceiro lugar na pesquisa. A mulher fica deitada de costas e o homem na sua frente em posição invertida.
O Carreto ocupa o quarto lugar. Ele fica sentado na cama enquanto a mulher fica com as mãos no chão.
A ocupar o quinto posto, no Envoltório a mulher fica por baixo, a abraçar o homem com braços e com as pernas.
A sexta posição na pesquisa é a do Escalador. A mulher fica deitada e homem ocupa o lugar entre as suas pernas.
A posição do Garfo não poderia faltar e ocupa a sétima posição. O desenho não necessita de explicação…
A posição do Missionário é de todo um clássico, mas aqui na oitava posição assume uma das suas variantes.
A posição do Trono é muito delicada e ocupa a nossa posição nove. Ele sentado na beira da cama e a mulher em cima.
Na última posição, mas nem por isso menos importante ou menos prazerosa, o X favorece a estimulação clitoriana.
[/restrict]