Florais de Bach
(Cura a tua alma e o teu corpo)
O Dr. Edward Bach (1886-1936), médico da Harley Street Clinic e proeminente bacteriologista, homeopata e pesquisador, acreditava que o estado de espírito desempenha um papel vital quer na manutenção da saúde quer na recuperação da doença.
Bach identificou nas suas pesquisas trinta e oito estados mentais negativos básicos.
Ele passou então a procurar um método seguro, simples e natural de cura que levasse em consideração o estado mental e emocional individual.
Descobriu que certas essências florais manipuladas de uma maneira especial, estimulavam a autocura pela eliminação dos fatores emocionais negativos.
O Dr. Bach não utilizou o método científico tradicional e anotou ter descoberto os efeitos de cura das trinta e oito flores e plantas de maneira intuitiva.
Acreditava que com segurar uma flor ou provar uma pétala ele poderia intuitivamente entender seus poderes de cura e a partir dessas intuições, passou a preparar essências usando água e plantas.
O Dr. Bach acreditava que as flores silvestres possuem uma espécie de alma ou energia espiritual, com uma afinidade ou vínculo com a alma humana.
No lugar de aceitar a doença como órgãos ou tecidos atacados ou defeituosos, o Dr. Bach a considerou como o resultado de uma contradição entre os propósitos da alma e a personalidade .
Esta guerra interna levaria a estados de ânimo negativos e a bloqueios de energia, a derivar em falta de harmonia e, finalmente, à manifestação física da doença.
As esências originais dos Florais de Bach são trinta e oito.
Aqui um listado de algumas delas, com as suas características e um extrato em tradução livre da descrição original oferecida pelo proprio Dr. Bach.
Choupo
Nome em inglês: Aspen
Latim: Populus trema
Para medos vagos e desconhecidos, que não podem ser explicados e sem razão de ser. O paciente pode se tornar apavorado, com medo de que algo terrível aconteça, embora não saiba o quê. Esses medos vagos e inexplicáveis podem assombrá-lo noite e dia. Os que sofrem têm medo de contar suas inquietações para outras pessoas.
Faia
Nome em inglês: Beech
Latim: Fagus sylvatica
Para aqueles que sentem a necessidade de ver, sobretudo, o bem e a beleza em tudo o que os rodeia. Embora muita coisa pareça estar errada, têm a capacidade de ver o bem crescendo. Assim, são capazes de ser mais tolerantes e indulgentes, compreendendo os diferentes caminhos que as pessoas e as coisas seguem para alcançarem sua própria perfeição final.
Centáurea menor
Nome em inglês: Centaury
Latim: Centaurium erythraea
Para pessoas dóceis, silenciosas e meigas, que são demasiadamente ansiosas para servir os outros. Eles se excedem em seu empenho para agradar os outros. Seu desejo torna-se tão grande que se transformam mais em escravos do que em ajudantes prestimosos.
Plumbago
Nome em inglês: Cerato
Latim: Ceratostigma willmottiana
Para aqueles que não têm confiança suficiente em si mesmos ao tomarem suas próprias decisões. Pedem, constantemente, conselhos aos outros e são, frequentemente, mal orientados.
Ameixoeira de jardim
Nome em inglês: Cherry Plum
Latim: Prunus cerasifera
Medo do esgotamento mental, de perder a razão, de fazer coisas terríveis e temerosas, que não deseja e sabe que são erradas. Mesmo assim, vêm o pensamento e o impulso de cometê-los.
Castanheira da Índia
Nome em inglês: Chestnut bud
Latim: Aesculus hippocastanum
Para aquelas pessoas que não conseguem tirar o máximo proveito da observação e da experiência, e que levam muito mais tempo do que as outras para aprenderem as lições da vida. Enquanto uma experiência é o suficiente para algumas, tais pessoas necessitam de mais experiências.
Chicorria
Nome em inglês: Chicory
Latim: Chicorium intybus
Para aqueles que são cuidadosos com as necessidades dos outros e tendem a um excesso de cuidado com as crianças, parentes, amigos, etc. Estão continuamente corrigindo o que consideram errado e gostam de fazê-lo. Eles desejam que todos aqueles que eles amam fiquem perto deles.
Clematilde branca
Nome em inglês: Clematis
Latim: Clematis vitalba
Para aqueles que são sonhadores, sonolentos, sem grande interesse pela vida. São pessoas quietas, que não estão realmente felizes com as circunstâncias presentes; vivem mais no futuro do que no presente, vivem de esperanças de tempos melhores, quando seus ideais poderão ser realizados.
Macieira
Nome em inglês: Carb Apple
Latim: Malus pumila
Este é o remédio da limpeza. Para aqueles que sentem como se tivessem algo não muito limpo em si mesmos. Geralmente, é algo aparentemente de pouca importância. Em outros pode haver uma doença mais séria que é quase negligenciada comparada ao que eles estão centrados.
Olmo
Nome em inglês: Elm
Latim: Ulmus procera
Para aqueles que estão fazendo bem o seu trabalho, que estão seguindo a vocação de suas vidas e que esperam fazer algo de importância e, muitas vezes, para o benefício da humanidade. De vez em quando, há períodos de depressão, quando acham que a tarefa que empreenderam é difícil demais e acima das forças de qualquer ser humano.
Genciana
Nome em inglês: Gentian
Latim: Gentiana amarella
Para os que se desencorajam facilmente. Podem progredir bem no que se refere às doenças ou questões da vida diária, mas por qualquer atraso ou obstáculo ao seu progresso causa dúvidas e logo se desanimam.
Tojo
Nome em inglês: Gorse
Latim: Ulex europaeus
Devido a uma grande desesperança, eles deixaram de acreditar que alguma coisa possa ser feita por eles. Sob persuasão ou para agradar aos demais, elas podem experimentar diferentes tratamentos, mas ficam o tempo todo dizendo aos que os rodeiam que há pouca esperança de alívio.
Urze
Nome em inglês: Heather
Latim: Calluna vulgaris
Para aqueles que estão sempre procurando pela companhia de alguém que possa estar disponível, pois acham necessário discutir seus assuntos pessoais com outras pessoas, não importando quem seja. Sentem-se muito infelizes se tiverem que ficar sozinhas seja pelo tempo que for.
Azevinho
Nome em inglês: Holly
Latim: Ilex aquifolium
Para aqueles que, algumas vezes, são atacados por pensamentos tais como ciúme, inveja, vingança e suspeita. Para as diferentes formas de aflições. Interiormente, eles podem sofrer muito quando, na maioria das vezes, não há nenhuma causa real para sua infelicidade.
Madresselva
Nome em inglês: Honeysuckle
Latim: Lonicera caprifolium
Para aqueles que vivem mais no passado, talvez em um tempo mais feliz ou lembrando-se de um amigo perdido ou aspirações que não se realizaram. Não esperam por felicidade maior do que aquela que tiveram um dia.
Rosário Novas
Se tiveres dúvidas ou quiseres saber mais sobre os Florais de Bach, clica aqui…