A Astrologia hoje
Por Ana Guterres
A astrologia, como todas nós sabemos e nos ensinaram na escola, é a disciplina que estuda e analisa os corpos celestes e as relações e influências que estes têm com a nossa vida.
Pensa-se que a astrologia e a astronomia tenham aparecido há cerca de sete mil anos atrás na antiga Suméria.
Cada cultura humana desenvolveu o seu próprio método astrológico de ver e catalogar os corpos celestes. Um modelo proprio de como os planetas, o Sol e a Lua influenciam directamente a vida na Terra.
Outras astrologias
Algumas das astrologias mais conceituadas ou conhecidas são a Astrologia Chinesa, a Astrologia Asteca – desenvolvida na região central do que hoje é o México – a indiana e aquela surgida na Europa Ocidental, sendo esta na qual mais nos apoiamos hoje em dia.
Um dos principais derivados ou elementos de análise da astrologia são os horóscopos.
Constituem uma espécie de guia ou orientação para determinar certas características da personalidade, parâmetros e condutas e podem contribuir para prever alguns acontecimentos na vida das pessoas.
Os horóscopos baseiam-se na posição em que o Sol se encontra na data do nascimento da pessoa. Dividem-se tradicionalmente nos doze signos do Zodíaco da astrologia ocidental.
Clica no nome do signo mais abaixo para ver algumas das suas características.
Signos e Decanatos
Cada signo tem um intervalo de trinta dias.
Está representado por uma constelação que pode ser observada de noite, a céu aberto e a olho nu.
Está ainda regido por um dos planetas, pelo Sol ou pela Lua.
Cada signo é ainda dividido em ciclos de dez dias, chamados na astrologia de decanatos.
Significa que embora duas pessoas possam ter o mesmo signo, serão influenciadas de modo diferente.
Terão características diferentes conforme pertençam ao primeiro, ao segundo ou ao terceiro decanato.
O zodíaco, ou mapa astral universal, é resumidamente composto por um círculo subdividido nos seus 360 graus, ou dias, que à sua vez é dividido em doze partes que constituem cada um dos signos.
A moderna astrologia divide ainda cada signo em outras três partes chamadas decanatos.
Os diferentes signos podem agrupar-se para efeitos de análise ainda em quatro grupos distintos segundo o elemento da natureza que o rege.
Estes quatro elementos vitais são a água, o fogo a terra e o ar.
Tabela do Zodíaco
Características segundo os elementos
Signos de Água
Pessoas predominantemente emocionais, sensíveis, intuitivas e misteriosas. Têm boa memória e gostam de conversas profundas e íntimas. Apoiam os seus próximos e são muito autocríticas.
Signos de Fogo
Pessoas passionais, temperamentais, muito dinâmicas. Irritam-se facilmente, mas perdoam rapidamente e não guardam ressentimentos. Aventureiras, dotadas de uma energia inesgotável, fisicamente fortes, são uma fonte de inspiração para os outros. Auto conscientes, criativas e idealistas. Sempre prontas para agir.
Signos de Terra
Pessoas com os pés bem assentes na terra, realistas, conversadoras, emocionais, apreciam o luxo e as coisas boas da vida. Práticas, leais, estáveis, companheiras, amigas, gostam de ser prestáveis e de ajudar quem necessita.
Signos de Ar
Pessoas que adoram a comunicação, os relacionamentos, são amigáveis, intelectuais, comunicativas e analíticas. Adoram discussões filosóficas, socializar e a boa leitura. Gostam de dar conselhos mas tendem a ser algo superficiais.
Observação sobre o Ofiúco
Existe uma polémica corrente de opinião instalada no mundo científico faz alguns anos, que mantêm que a recente descoberta de uma décimo terceira constelação, de nome Ofiúco (versão latina de Asclépio, o deus da medicina dos antigos gregos), deveria alterar os tradicionais mapas astrais, e passar de 12 para 13 os signos zodiacais.
Para nós da Femividencia, a polémica a respeito da existência de um 13° signo não faz sentido, já que consideramos que não são apenas as constelações que exercem influencias e sim as energias cósmicas que tomam como referência os signos tradicionais.
Há também opiniões que procuram justificar que tanto Ofiúco como Escorpião são animais que trocam de pele, a sugerir uma personalidade sujeita a grandes flutuações. Assim, Ofiúco viria a ter o mesmo significado astrológico de Escorpião. Portanto, apesar de aceitarmos as 13 constelações zodiacais com a inclusão de Ofiúco, seguimos e seguiremos a antiga tradição.
Se desejas que Ana Guterres faça uma análise detalhada do teu perfil astrológico clica aqui…