Porque não ficas grávida…?
Com toda a certeza já aconteceu contigo se estás a querer engravidar… para qualquer lugar que olhas só há mulheres grávidas.
Parece uma sina..!
Acendes a TV e há mulheres grávidas.
As tuas amigas ficam grávidas.
As tuas primas e cunhadas ficam grávidas.
O único que faltaria para preencher por completo a tua felicidade seria a tua própria avô ficar grávida.
Tudo isso para não falar nos lindos bebês que parecem surgir aos borbotões, seja para onde for que tu olhes.
Se tens na tua mente e no teu coração engravidar e se o estas a tentar há já algum tempo sem sucesso, estes cinco conselhos são para ti.
Aqui tens as principais razões que poderão explicarão o porquê de ainda não teres o teu bebê contigo.
1 – Nível de stress demasiado alto
Basta apenas mencionares a amigos ou à família que tu e o teu parceiro estão a “tentar” e terás de imediato alguém a dizer “relaxa e acontecerá” ou “deixa de pensar nisso e acontecerá”.
Mas isso é tão fácil de dizer quanto difícil de fazer.
O stress, seja ele bom ou ruim, cobrará sempre a sua portagem, tanto física quanto mentalmente.
Todos os médicos aconselham que o equilíbrio e a calma são fatores e componentes vitais em qualquer tentativa de engravidar.
Quando uma mulher, qualquer mulher, está sob o efeito do stress, o corpo naturalmente bloqueará qualquer possibilidade de ter um bebê.
Ele – o teu corpo – interpretará, com toda a razão do mundo, que não é hora de ter um filho e sim de fugir ou de tomar uma qualquer outra providência mais urgente.
No lugar de alterares a tua rotina diária para preparares uma eventual chegada do bebê, os especialistas sugerem manter o teu ritmo normal, fazer meditação, exercícios e o que preciso for para reduzires o stress.
2 – Não dormir o suficiente
Já sabes, por experiência, que quando chegas ao teu trabalho depois de uma noite bem dormida, o teu rendimento é superior, e isso não é nenhuma novidade.
Mas se quiseres engravidar, tens uma segunda razão de peso para ir para a cama mais cedo.
A falta de sono coloca uma dose extra de stress no teu corpo (outra vez essa palavra maldita) e quando estas cansada ou stressada, não vais conseguir nunca estar no teu melhor.
Pessoas que não dormem o suficiente debilitam ou deprimem o seu sistema imunológico e ficam propensas a infeções e outras doenças. O teu corpo, nessa situação, lhe dirá sempre não a uma gravidez.
Isso se aplica também aos homens na sua capacidade de produção de espermatozoides férteis.
Por isso é importante não somente que tu durmas o suficiente senão que também obrigues o teu parceiro a o fazer também.
3 – Excesso de peso (ou o contrário)
Uma mulher que esteja muito abaixo ou muito acima do seu peso ideal poderá ter muitas dificuldades para ficar grávida.
A ciência já constatou que um corpo subnutrido não ovula adequadamente.
E também constatou-se que o excesso de peso, embora não afete a ovulação, diminui estatisticamente as chances de engravidar.
Assim, manter uma dieta saudável e controlares o teu peso, além de ser sempre bom, aumentará as tuas chances de teres o teu bebê.
4 – Confusão sobre o período fértil
A maioria das mulheres não percebe ou não sabe muito bem quando são efetivamente os seus períodos férteis.
Foi-nos ensinado na escola ou em casa o ciclo típico de 28 dias, mas a verdade é que cada uma de nós é diferente e os ciclos costumam ser muito variáveis de mulher para mulher.
Salvo que a tu vida sexual seja diária – bem haja – deves tentar descobrir com precisão o teu ciclo fértil e “incidir” nele com a maior intensidade possível.
Lembra também que embora os espermatozoides tenham uma vida média entre os dois ou três dias, e é válido contar com isso, alguns lubrificantes os matam instantaneamente, assim que evita usá-los.
Ter o pensamento positivo e uma atitude positiva em geral, quer tua quer do teu companheiro, é incrivelmente importante.
Não vamos agora descobrir a conexão existente entre o corpo e o espírito. Ela existe e é vital.
Tenta ficar longe de toda negatividade, tenta afastar-te e não dar ouvidos a pessoas negativas.
Faz as mudanças no teu estilo de vida que sejam necessárias para preparar uma família tua, em harmonia e mantêm o mais longe possível de ti e do teu lar as energias contrárias.
Se faz pouco tempo que tomastes a decisão de ser mãe, lembra que por vezes isso pode tardar em acontecer.
Podes ter sorte e acontecer à primeira, mas podes ter de esperar um bom tempo e isso em si próprio não tem nada de mau.
Em qualquer caso, não deixes de visitar o teu médico e te informares da tua saúde, do deu parceiro e das alernativas que existam na tua região sobre fertilidade assistida, aconselhamento e outras possibilidades.